terça-feira, 10 de junho de 2008

Flexibilidade à Francesa: Relação entre trabalho e operários e seus sindicatos



A indústria automotiva mundial, especialmente no Brasil sofreu grandes impactos em relações de trabalho e sobre os operários e seus sindicatos. Como foi o caso da Flexibilidade à Francesa, referente aos trabalhadores na Peugeot Citoen brasileira especificamente no caso da região do Sul Fluminense do Estado do Rio de Janeiro.
Sociologicamente os efeitos sobre as relações de trabalho e sobre a capacidade de resistência e organização dos trabalhadores das transformações da estrutura fabril fordista, ocorridas nos últimos anos. Com grande capacidade de criar e impor inovações tecnológicas e organizacionais, a organização Fordista visava o aumento da produtividade e da competitividade.
Com a introdução de novas relações inter-firmas, com a flexibilização das máquinas e da atividade do trabalho, se constituiu a partir de uma experiência desse setor industrial, colocou em crise a organização fordista e inaugurou a proposta de um tipo de fábrica que passou a ser chamada de “enxuta”.
O impacto dessas mudanças atinge o Brasil na década de 1990, com novos investimentos e um processo de re-espacialização das empresas no território nacional, com o objetivo de obter vantagens fiscais e fugir do sindicalismo forte existente nas regiões industriais mais antigas.
O impacto que é causado no cotidiano dos trabalhadores uma vez que ocorre uma metamorfose dessas como compreendemos no contexto da PSA Peugeot no Sul fluminense. Como a indução feita em prol de um projeto voluntário para preservar e melhorar a imagem da empresa que deve ser cumprido pelos membros da mesma.
Deixando claro que cada tipo de manipulação que é feita e cada estratégia que é utilizada a favor da empresa , com o controle no processo de trabalho a “produção enxuta” é prova viva disso. A forma como não facilitam a ação sindical e os vergonhosos salários que são pagos à essas pessoas.

Artigo : Flexibilidade à Francesa:trabalhadores na Peugeot Citroen brasileria

Autores: Jose Ricardo Ramalho e Marco Aurélio Santana







Um comentário:

Tiago Losso disse...

Notas sobre o post

- O tema abordado está adequado ao que foi sugerido;

- A redação de todo o post deve ser revista;

- O segundo parágrafo precisa ser alterado, pois alguns trechos estão confusos;

- Os dois últimos parágrafos devem ser revistos, pois as informações estão dispostas de forma truncada;

- A referência ao artigo deve ser feita de forma mais completa.